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Armada Portuguesa: 2ª Esquadrilha de Submersíveis: Classe "Delfim" (1934-1954)

Os navios desta classe foram construídos no Reino Unido nos Estaleiros de Barrow, baseando-se na classe britânica Vickers-Armstrong. A sua encomenda deu-se ao abrigo do Programa Naval Português da década de 1930 que ficou conhecido na gíria naval por “Programa Magalhães Correia”.
NRP Delfim (D) (1934-1953) Ilha da Madeira
NRP Delfim foi aumentado ao efetivo da Armada do dia 16 de Dezembro de 1934. Visitou diversas vezes os arquipélagos da Madeira e Açores. A 3 de maio de 1939 entrou pela primeira vez na Base Naval do Alfeite, onde passou a estar baseado a partir de 1940, deixando assim a Doca de Belém. Em 1949 e 1950, participou em exercícios com os novos submarinos da classe “Neptuno”, que tinham chegado em 1948. Em 18 de Outubro de 1950 navegou pela última vez sendo abatido ao efetivo dos navios da Armada em 29 de maio de 1953.
NRP Espadarte II (E) (1935-1954)
NRP Espadarte foi aumentado ao efetivo da Armada em 24 de Janeiro de 1935. Em 1935 visitou pela primeira vez a Madeira e os Açores e em 1936 o Norte. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a sua atividade operacional ficou limitada à realização de exercícios na costa portuguesa. Em 1 de julho de 1948 fez a sua última imersão ao largo de Setúbal. Em 29 de novembro do ano seguinte atracou na base dos submersíveis no Alfeite com grandes dificuldades, devido a diversas falhas no material que o impossibilitavam de imergir. A 14 de novembro de 1950 passou ao estado de desarmamento tendo sido abatido ao efetivo dos navios da Armada a 30 de novembro de 1954.
NRP Golfinho (G)(1935-1950)
Constituíram a 2ª esquadrinha de submarinos da Marinha Portuguesa, tendo prestado serviço durante a Segunda Guerra Mundial. Foram sendo substituídos, a partir de 1948, pelos submarinos da classe Narval.
Características técnicas
Tipo: Submarino
Deslocamento: 1 105 toneladas
Dimensões: 69,3 m comp.; 6,5 m boca; 3,87 m calado
Armamento: 1 peça de 120 mm; 6 tubos lança- torpedos
Profundidade: 100 m
Propulsão: 2 motores de combustão 2300 hp; 2 motores eléctricos - 2 veios
Velocidade: 16,5 (superfície) 9,25 nós (Imersão)
Guarnição: 41 marinheiros

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