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Lanchas Fiscalização Classe "Bellatrix" 1ª Série (1961-1975)

A classe Bellatrix é uma classe de lanchas de fiscalização pequenas (LFP) ao serviço da Marinha Portuguesa, entre 1961 e 1975. É considerada a classe de navios, com maior número de embarcações, de sempre, da Marinha Portuguesa.

NRP Bellatrix serviu na Guiné durante toda a sua vida operacional,(desde 1961) tendo sido abatida em Setembro de 1974.
A primeira serie de oito embarcações foram construídas nos estaleiros Bayerische Schiffbaugesellschaft, em Erlenbach am Main, na Alemanha.

Segunda serie:http://osrikinhus.blogspot.com/2015/09/lancha-pequena-classe-bellatrix-2-serie.html


NRP Canopus serviu na Guiné durante toda a sua vida operacional, (desde 1961) tendo sido abatida em Julho de 1972.
NRP Deneb serviu na Guiné durante toda a sua vida operacional, (desde 1961) tendo sido abatida em Fevereiro de 1972.
NRP Espiga serviu em Angola durante toda a sua vida operacional, (desde 1961) tendo sido abatida em Setembro de 1975 e cedida à República Popular de Angola.
O Arsenal do Alfeite, também construiu, para a Marinha Portuguesa, entre 1967 e 1968, três embarcações quase idênticas às Bellatrix que, no entanto, não foram incorporadas nesta classe, formando uma separada, a classe Alvor.
NRP Fomalhaut serviu em Angola durante toda a sua vida operacional, (desde 1961) tendo sido abatida em Setembro de 1975 e cedida à República Popular de Angola.
As embarcações da classe Bellatrix foram baptizadas com nomes de estrelas.
As LFP Bellatrix foram utilizadas pela Marinha Portuguesa, em acções militares na Guerra do Ultramar, especialmente nos rios da Guiné Portuguesa e no lago Niassa em Moçambique. 
NRP Pollux serviu em Angola durante toda a sua vida operacional, (desde 1961) tendo sido abatida em Setembro de 1975 e cedida à República Popular de Angola.
No final da guerra, as embarcações foram abatidas ao serviço, sendo deixadas nos territórios ultramarinos.
NRP Altair serviu em S. Tomé e Príncipe (1962-1965) e Angola (1965-1975), tendo sido abatida em Setembro de 1975 e cedida à República Popular de Angola.
NRP Rigel serviu em Angola durante toda a sua vida operacional, (desde 1962) tendo sido abatida em Setembro de 1975 e cedida à República Popular de Angola.
Características técnicas
Tipo: Lancha de Fiscalização
Deslocamento: máximo: 40 toneladas; standard: 35,2 toneladas;
Dimensões: 22,72 m comp.; 5,05 m boca; 1,81 m calado
Armamento: 1 x peça "Oerlikon" de 20 mm; 1 x lançador de foguetes de 37 mm; 2 x MG42 de 7,62 mm;  
Propulsão: 2 motores Cummins NRTO-6M a gasóleo com 470 b. h..p. - 2 veios = 15 nós
Sensores: 1 x Radar DECCA 303 auxiliar de navegação; 1 x Transreceptor Pye Swordfish II; 1 x Sonda Ferrograph offshore
Guarnição: 7 marinheiros (1 oficial, 1 sargentos e 5 praças)

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