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Lanchas Fiscalização Classe "Argos I" (1963-1975)

NRP Argos (1963- 1975 Abatida em Luanda em 28 de Maio)
Tiveram origem no Projeto de Lancha para Timor, resultante de um requisito da Capitania do Porto de Dili, para um tipo de lancha com capacidade para ser empregue na fiscalização das águas territoriais de Timor Português. 
NRP Dragão (1963-1975 Abatida em Luanda em 28 de Maio)
As lanchas foram construídas entre 1963 e 1965 (Argos, Dragão, Escorpião, Cassiopeia, Hidra e Pegaso no Arsenal do Alfeite), e (Lira, Orion, Centauro e Sagitário nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo).
NRP Escorpião (1963-1975 Abatida em Luanda em 30 de Setembro)
NRP Pegaso (1963-1975 Abatida em Luanda a 4 de Outubro)
Em virtude da Guerra do Ultramar, nenhuma das lanchas acabou por ir para Timor, sendo enviadas para África, onde foram empregues em operações militares.
NRP Cassiopeia (1964-1974 Abatida em 7 de Setembro e afundada em 21 Setembro, 104 milhas a Oeste de Bissau)
NRP Hidra (1964-1975 Abatida em Luanda em 28 de Maio)

A maioria delas foi transferida em 1975 para a República Popular de Angola, e as restantes afundadas ao largo da Guiné-Bissau no mesmo ano.
NRP Lira (1964-1975 Abatida em Luanda a 30 de Setembro)
As unidades desta classe foram baptizadas com o nome de constelações.
NRP Orion (1964-1975 Abatida em Luanda em 30 de Setembro)
NRP Centauro (1965-1975 Abatida em Luanda em 30 de Setembro)
NRP Sagitário (1965-1974 Abatida em 7 de Setembro de e afundada em 21 Setembro, 104 milhas a Oeste de Bissau)
A Marinha Portuguesa voltou a utilizar o nome de Classe Argos para denominar uma nova classe de Lanchas de Fiscalização lançadas ao mar em 1991.

Características técnicas
Tipo: Lancha de Fiscalização Grande
Deslocamento: 210 toneladas;
Dimensões: 41,7 m comp.; 6,7 m boca; 2,1 m calado
Armamento: 2 peças simples de 40 mm
Propulsão: 2 motores diesel de 1200 b.h.p. - 2 veios = 17 nós
Guarnição: 24 marinheiros


Peça de 40 mm avante

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